MOURINHO DA CULTURA

Monday, November 26, 2007

NAS RUAS COMO UM FANTASMA


'À noitinha, carregámos os nossos instrumentos em cima de uma carroça e fomos ao Serralho. Agora, eu gostava das ruas de Instambul; imaginava que me tornara invisível, atravessando as ruas como um fantasma, passando entre os grandes plátanos, castanheiros e olaias, que enchiam os jardins. (...)
Todas as noites, estendia-me as mãos com que, afirmava, tocara nas pessoas ao longo do dia. Eu esperava sem me mover, petrificado exactamente como quando, ao despertar, alguém descobre que tem um escorpião a passear-lhe pelo corpo.Os dedos do Mestre não eram parecidos com os meus, eu sentia-os a remexerem em mim, gelados, enqunto me perguntava:"Tens medo?". Eu continuava sem me mover. "Tens medo.Porque tens medo?" Às vezes tinha vontade de lhe empurrar a mão e de lutar com ele, mas sabia que isso não faria mais do que aumentar-lhe a raiva."Vou dizer-te porque tens medo. Tens medo porque és culpado. Tens medo porque chafurdaste no pecado. Tens medo porque acreditas bem mais no que te digo do que eu no que tu me contas!"(...)
Um pouco antes do meio-dia, atordoado pela multidão, e pelos mortos, atravessei o Corno de Ouro para ir a Galata; dei a volta pelos cafés de operários em redor do Arsenal, onde timidamente fumei narguilé; almocei numa tasca; sempre impelido pelo desejo de compreender, entrei nas lojas; percorri os mercados. Queria gravar tudo no meu espírito, com os mínimos pormenores, a fim de chegar a uma conclusão. Caiu a noite, exausto, voltei a casa e ouvi o Mestre, que acabava de chegar do Serralho.(...)
Finalmente avistámos o castelo. Erguia-se sobre uma colina bastante elevada; o fulgor do sol poente tingia ligeiramente de vermelho as suas torres, onde esvoaçavam os estandartes. Era branco, imaculado e muito belo. Não sei porquê, pensei que não podia imaginar senão em sonhos uma coisa tão bela e tão inacessível'.


in 'A Cidadela Branca', de Orhan Pamuk

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!