MOURINHO DA CULTURA

Wednesday, December 19, 2007

INSTAMBUL, A CIDADE DE RUMI

Instambul, cidade que foi em tempos uma antiga capital do mundo cristão, então chamada Constantinopla, comemorou há poucos dias com o Festival Seb-iArus, os 800º aniversário do nascimento do poeta Muhammad Yalal ud-Din Rumi. Figura proeminente do Islão, é considerado um dos mais relevantes e influentes filósofos da espiritualidade universal, inspirador ainda da ordem sufí e dos derviches giróvagos, célebres pela sua dança cósmica. O sufismo além de uma filosofia é uma forma mística de interpretação do islamismo, que dá grande ênfase à tolerância e ao amor. Da sua poesia e das sua filosofia do autoconhecimento, paz e amor, destacam-se ainda a beleza dos seus Poemas de Amor.

A MINHA AMADA

Sabei que a minha amada se esconde aos olhos de todos,
que está mais além da crença e de todas as crenças,
que é tão clara em meu coração como a Lua,
que é a vida do meu corpo e da minha alma.

In Poemas de Amor de Rumi

1 Comments:

Blogger mariaines said...

Um feliz natal e um bom ano para si e para as suas amadas e apaixonadas todas.
Espero que 2008 seja melhor... menos zangado...mais feliz... porque alguém me disse sempre que a vida são 2 dias... e 1 já passou.
E esses sentimentos e pensamentos do dia.. estão muito baralhados.

2:59 AM  

Post a Comment

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!