MOURINHO DA CULTURA

Tuesday, July 10, 2007

Entrevista com JOSÉ VIEIRA MENDES



Terça-feira, Novembro 01, 2005

Entrevista com JOSÉ VIEIRA MENDES, editor-chefe da PREMIERE
A PREMIERE comemora este mês o seu 6º aniversário o que me levou, juntamente com o Miguel do blog Black Spot, a questionar o editor-chefe da revista sobre estes primeiros seis anos de vida - o passado, o presente e o futuro. Uma revista de referência para qualquer cinéfilo português, que tem a ambição de crescer ainda um pouco mais, e que faz da sua interacção com os leitores um dos seus maiores trunfos. De referir que a entrevista foi conduzida por e-mail, está aqui transcrita na íntegra e, sem mais demoras, tem a palavra José Vieira Mendes...

No editorial do primeiro número da PREMIERE, apresentou-se aos leitores da seguinte forma: "Quando falei pela primeira vez ao telefone com um dos responsáveis internacionais da PREMIERE, senti uma certa emoção e uma enorme responsabilidade de editar em Portugal a mais prestigiada revista de cinema do Mundo.". Hoje, seis anos volvidos, ainda sente de forma tão intensa a responsabilidade sempre que se prepara a saída de mais um número?
Evidentemente que sim! Responsabilidade... mas ao mesmo tempo um enorme orgulho de de ter conseguido ao longo destes seis anos um elevado nível de fidelidade dos leitores (isto é um circulação muito próxima dos 20.000 exemplares e uma audiência na ordem dos 114.000 o que equivale a cerca de 8 leitores por revista), para além de nos últimos cinquenta anos ser a revista de cinema que mais tempo se tem mantido no mercado.

O que o levou a decidir, com tanta determinação, dar início a este projecto?
Bom. Coloco sempre uma enorme determinação em todos os projectos em que me envolvo, e até no meu dia a dia…é uma questão de feitio e defeito que às vezes me deixa muito pouco tempo para mim e para a família. Mas evidentemente que dirigir a PREMIERE foi e continua a ser uma das melhores coisas que me aconteceu na vida.

Considera a PREMIERE portuguesa ao nível das edições que tanto admirava como leitor, nomeadamente a edição francesa que lê há mais de metade da sua vida?
Sem dúvida. Há obviamente muitos condicionalismo no mercado português que nos implica algumas limitações, como seja a nossa ‘pequenês’. Dou-lhe só um exemplo num junket de entrevistas internacionais é evidente que temos que lutar e regatear muito mais com os publicistas para ter acesso às estrelas e ao material em exclusivo. Mas lá vamos conseguindo... O facto de trabalharmos na rede PREMIERE, permite-nos aquela expressão que ‘quem não caça com gato, caça com rato’ e muitas vezes não hesitamos em utilizar o material do grupo de revistas de cinema mais prestegiado do mundo. Uma rede serve mesmo para isso…

Durante estes seis anos, as suas expectativas iniciais foram cumpridas ou considera existir ainda muito trabalho a fazer até atingir aquilo a que se propôs?
Há muito trabalho a fazer mas isso não depende só de mim nem da minha equipa. Era bom que esta maldita crise que teima em manter-se fosse ultrapassada para que as pessoas tivessem melhor qualidade de vida, lêssem mais revistas e crescesse o mercado publicitário.

Considera difícil, com editor-chefe da revista e como crítico de cinema, ter de deixar por vezes de lado o lado cinéfilo e evocar o lado mais profissional enquanto prepara um artigo ou escreve uma crítica (por exemplo, como aconteceu com *A Guerra dos Mundos* em que teve de comentar a sua decepção com o filme)? Ou, por outro lado, acha que um crítico de cinema, por mais profissional que seja, é acima de tudo um cinéfilo e não pode ignorar o seu amor pelo cinema, mesmo quando escreve sobre ele?
Bom vocês lêem-me mesmo!!!!Raramente escrevo críticas, tento como editor-chefe ser como que o ponto de equilíbrio na diversidade de opiniões que há na revista. No caso concreto de A Guerra dos Mundos, tentei por um lado dinamizar uma saudável polémica interna e creio que também dos espectadores em relação ao filme. Por outro lado funcionou um pouco o meu lado cinéfilo e de amor ao cinema e à obra toda do Steven Spielberg. Esta versão de ‘A Guerra dos Mundos’ decepcionou-me muito efectivamente, mas não fui o único...

Qual considera ter sido o melhor momento vivido por si enquanto editor-chefe da PREMIERE?
Há muitos momentos…como aquela velha questão de qual é o melhor filme da minha vida...há muitos... mas direi que um grande momento (e de alívio também) foi quando vi o primeiro número da PREMIERE nas bancas. Nas entrevistas com as estrelas tenho passado grandes momentos e algumas decepções. Vou dizer quase uma heresia para muitos cinéfilos...quando conheci a Nicole Kidman numa entrevista foi um grande momento na minha profissão, mas confesso que apesar da simpatia dela não a achei tão bonita quanto ela é efectivamente nos ecrãns. O cinema tem uma magia muito especial que acaba também por influenciar a nossa percepção…das estrelas.

Uma das características da PREMIERE é dar voz aos seus leitores e, juntamente com estes, questionar muitas das atitudes de algumas distribuidoras nacionais, seja pelas suas estratégias de distribuição ou tratamento dado às edições DVD – como aconteceu ainda na última edição da revista na secção "Os Dias de Criswell". Acha que a revista e os cinéfilos têm vindo a colher benefícios desta "colaboração"?
A questão com as distribuidoras também me têm causado alguns dissabores. Estes têm por vezes se manifestado (e até pressionado) contra o facto de o Criswell dar voz aos leitores e às suas preocupações. Mas não vamos ceder… e acho que todos ganhamos com essa colaboração. Gostaria de dar mais voz aos leitores e às suas contribuições críticas, mas o espaço da revista não é elástico e a gestão editorial por vezes não é nada fácil.

Não sei se costuma passar muito tempo ligado à Internet. Se sim, costuma ter contacto com os inúmeros blogs de cinema que proliferam por toda a rede? O que pensa tendência que praticamente revela cada cinéfilo como um crítico de cinema?
Utilizo a Internet como elemento de consulta e não tenho muito tempo como podem compreender para consultar todos os blogs de cinema. Sinceramente não conheço o vosso. Acho a Internet uma coisa extraordinário que permite livremente cada um expressar a sua opinião como quiser e sobre o que quiser e inclusive sobre cinema. Uma coisa que eu e a minha geração não teve acesso. Por outro lado fico muitas vezes decepcionado e preocupado com algumas críticas que leio nalguns blogs e sites de cinema. Há muita gente a escrever as maiores barbaridades sem formação cinéfila e ética e que faz da net uma forma de deitar cá para for a os seus recalcamentos…e rancores…

Qual foi o filme, ou os filmes, que o tornaram num amante da sétima arte?
Já disse em cima...são muitos... muitos filmes...

A PREMIERE surgiu em força no limiar de um novo século. Pessoalmente, enquanto cinéfilo, como acha que têm sido estes primeiros anos do século XXI?
Se se referem ao cinema…acho que na generalidade não têm sido muito bom. A indústria de cinema americano tem vivido basicamente de remakes, adaptações de comics e séries de televisão de sucesso, biopics, etc. Há na generalidade e apesar da produção ser cada vez mais e os meios técnicos facilitarem a quantidade e os custos mais baixos, há cada vez menos bom cinema. Há uma profunda crise de ideias, de histórias e argumentos. Vale a pena, e eu felizmente tenho esse previlégio de nos festivais de ter um olhar sobre outras cinematografias como a oriental, a europeia e, mesmo muito filmes independentes americanos, que se foram devidamente divulgados e lançados podem ter o mesmo apelo comercial que os blockbusters...

E em relação a 2005. Filmes favoritos? Maiores surpresas e decepções?
2005 ainda não acabou e já vi filmes de 2005 que ainda não estrearam ou que não vão estrear este ano... para mim é sempre difícil escolher os melhores... guardo isso para a edição de fim de ano da PREMIERE.

Para finalizar, qual seria a melhor prenda que a PREMIERE poderia receber por mais um aniversário?
A manutenção da fidelidade dos leitores e um crescimento sustentado num maior interesse de outros potenciais leitores que até agora ainda não nos deram a devida atenção.

---

E pronto, aqui está. Gostaria de deixar um agradecimento ao José Vieira Mendes pela colaboração e esperar poder repetir este tipo de coisa com alguma regularidade aqui no blog. Acho que esta foi uma excelente forma de começar. Agora, façam lá o favor de ir a correr comprar a PREMIERE de Novembro ;-)

posted by Paulo at 10:14
9 Comments:

Duarte said...

Muito bem Juanito. Não me tinhas dito nada que ias fazer uma coisa destas. Gostei!
11:43 AM
Tiago Teixeira said...

Parabéns aos dois pela iniciativa. É sempre bom lermos entrevistas a pessoas que admiramos, que trabalham em projectos com valor. E a PREMIERE é um desses casos. Não tenho os exemplares todos - tenho, salvo erro, 50 - mas é um dos actos de leitura mensal que não dispenso. Gosto da secção do Criswell, das críticas, dos DVD's e de alguns especiais. Abraços aos dois e já agora acho que o editor-chefe da PREMIERE não fazia nada mal em dedicar uma hora por semana a passar em revista os blogs de cinema de Portugal - e há muitas pessoas a escrever com gosto e talento! :D
12:36 PM
Paulo said...

Eheheh, Duarte, a sugestão veio do Miguel e após aceitar colaborar com ele, decidi não dizer nada a ninguém até lerem aqui. Nem a menina Martins sabe ainda ;-) É desta que vou saber a regularidade com que visitam o meu blog ou não... Muahahah!!!

Tiago, espero que também tenhas gostado, como o Duarte. Pessoalmente, acho que correu bem, especialmente pela simpatia do José Vieira Mendes em responder ao questionário sem problemas. Mas quanto à falta de tempo para ler blogs de cinema, sinceramente creio que com o seu trabalho deva ser mesmo muito complicado - preparar a revista, festivais de cinema, etc... deve ocupar mesmo muito tempo na sua agenda.

Abraço!
3:42 PM
MM said...

É verdade, Duarte, não soube de nada, o Juanito gosta de fazer estas surpresas, tem uma capacidade extraordinária para guardar segredos.

Gostei muito :)
4:31 PM
Paulo said...

Isso da capacidade extraordinária para guardar segredos parece-me polémico. Mas pronto, desta vez passa...

E claro que gostaste, MM, porque fui eu que fiz :-P
5:45 PM
Coutinho77 said...

Muitos parabéns pela iniciativa e pela boa condução a nivel de formulação de questões.
Façam mais coisas destas que cá estamos para ler.
Abraço!
1:27 PM
Paulo said...

Eheh, obrigado Coutinho. Assim que se fizerem mais iniciativas do género, elas aqui estarão para leitura de todos :-)

Abraço!
3:00 PM
Turat Bartoli said...

Parabéns, pá! Adorei imenso a iniciativa e folgo saber que não deverá ficar por aqui. Foi mesmo excelente esta situação:)

Abraço!

PS: Prá próxima quero 1 entrevista com a Nicole Kidman. I mean it! :P
5:29 PM
Paulo said...

Epah, obrigado pelos elogios e por teres gostado tanto Turat. Pois é, a ideia é tentar repetir este tipo de iniciativas com alguma regularidade, e isso depende sempre da disponibilidade do entrevistado. E a Nicole está na lista, não te preocupes. :-P
7:28 PM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!