MOURINHO DA CULTURA

Sunday, April 13, 2008

NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO EM TELEVISÃO




A introdução dos Sistemas de Gestão de Conteúdos em Ambiente Digital (DAM) marca, digamos, o início de uma nova era tecnológica nas empresas, mas, ao nível concreto da televisão, prepara uma revolução quase tão importante como a chegada da televisão a cores.

Esta verdadeira revolução no arquivo de conteúdos pressupõe uma mudança radical nos meios de produção e recepção, que aponta directamente para a generalização da televisão de alta definição(HDTV), para os novos serviços de mobilidade televisiva (DVB-H, IP DAB, T-DMB, MediaFLO) e para a difusão em TDT, Satélite, Internet, etc. Um sistema do tipo DAM trata-se, em primeiro lugar, de um sistema de arquivo completamente digitalizado que irá potenciar uma maior rapidez no acesso aos conteúdos televisivos, bem como a preservação da qualidade do património de uma estação de televisão. Um arquivo que não está organizado não tem interesse e a sua intenção final é, obviamente, que as pessoas o consultem. Com estas alterações, um sistema de arquivo (metadata) passa a estar directamente envolvido na produção de conteúdos, uma vez que possibilita o controlo de todos os fluxos de entrada e gestão de conteúdos digitais nos servidores de informação, desde que chegam até ao momento em que poderão, por qualquer motivo, ser eliminados ou difundidos. Isto pressupõe a adopção de uma nova cadeia de valor em rede dentro da estação, assente em novos fluxos de trabalho e fluxos revistos (novas workstations) e novas formas funcionais e organizativas.
Ao nível prático e funcional, um sistema DAM permite comprimir, gravar (em servidores ou fita data) não só vídeo como também imagens, som e texto, albergando tudo o que uma estação de televisão produz e dando fácil acesso às pessoas (internas ou externas) que o consultem, possibilitando para além da pesquisa ainda o descarregamento para gravação, a transferência e a preparação para uma difusão multiplataforma e recepção multiterminal. Ao nível da recepção e com a utilização sistemática dos EPG e PVR, e tendo em conta as novas plataformas de televisão, a introdução do sistema DAM vem facilitar ainda a criação de verdadeiros centros multimédia domésticos e obviamente uma maior liberdade e facilidade de escolha para o espectador.
No entanto, a introdução deste sistema tem alguns constrangimentos ao nível da racionalização dos recursos. Em primeiro lugar, no que diz respeito aos custos de manutenção, que são enormes e ainda difíceis de gerir pois envolvem matéria tão complexa como os direitos de autor (asset), embora esses asset sejam de mais fácil gestão do que na actualidade, principalmente quando se trata de uma partilha da autoria criativa. Envolvem ainda, alterações ao nível da política de recursos humanos: uma necessidade de formação contínua das pessoas que neles trabalham e uma inevitável redução do pessoal ou reaproveitamento desse pessoal para outras funções, que podem ser mais criativas ou não, dependendo do ambiente. Ao nível da recepção, a maior das consequências poderá ser uma desagregação das audiências, que vai limitar a venda de espaço aos anunciantes. Outro dos constragimentos diz respeito à necessidade absoluta de interoperabilidade no sistema, já que uma das críticas advém das dificuldades criadas pelo continuado e acelerado desenvolvimento dos sistemas standard mundiais.


Com a prevísivel introdução a curto prazo da televisão de alta definição (HDTV), do ponto de vista do produtor optaria para um início assente na produção de stock, em primeiro lugar por se tratar de um tipo de conteúdos que têm um maior ‘prazo de validade’. É evidente que um dos factores da produção de ficção de longa duração e documentários, tem a ver com a sua maior ou menor intemporalidade. Ao nível da ficção, há que criar um contexto adequado e de interesse internacional, e juntar-lhe valores adicionais significativos (custos com o pessoal criativo, elenco, cenografia, etc.) e mesmo com o material técnico adequado a HD (câmaras, iluminação, maquilhagem); o mesmo não se pode dizer ao nível do documentário, onde os custos se centram mais na pesquisa e pré-produção, portanto estes últimos são talvez os mais ágeis em termos de produção para HD. De qualquer modo, dada a natureza de cada um destes tipos de conteúdos, eles são, creio, aqueles que melhor podem gerar receitas provenientes da sua venda nos mercados internacionais, já que há ainda uma enorme escassez destes conteúdos nos países onde já se iniciou a HDTV. A outro nível, há outros conteúdos passíveis de serem apetecíveis para venda ou retransmissão, como, por exemplo, os programas desportivos de relevo (a primeira retransmissão experimental de HDTV em Portugal foi o Euro’04), acontecimentos de importância nacional ou internacional (uma cimeira, um casamento real, etc.), os programas musicais e concertos com captação e registo multicanal, que podem gerar outras receitas, por exemplo em DVD-HD ou Blue Ray, co-produções internacionais com outros canais, produtoras ou plataformas, e conteúdos produzidos a partir de outros registos em originais de película, já digitalizados em DAM.

José Vieira Mendes
Pós-Graduação em Produção de Televisão/ISCSP

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