MOURINHO DA CULTURA

Monday, November 12, 2007

A ESQUINA DO MUNDO




Golden Gate, Grand Café, Funchal, 1841

‘Aquele ângulo do Funchal era entre as esquinas do Mundo, uma das mais dobradas pelo espírito cosmopolita do século. Em viagem de recreio ou em trânsito para as África e Américas, davam volta ao cunhal do Golden Gate diariamente, homens e mulheres de numerosas raças, a passo vagaroso, o nariz no ar, as mãos carregadas de cestos, de garrafas, e de bordados da Madeira’.

In Eternidade, de Ferreira de Castro


T. ….E tu também passeavas por lá, com as tuas mãos bordadas, o teu passo vagaroso e esse teu jeito de pôr o nariz no ar…o café era bom!

IX

Agora é tarde.
O tempo não secou as lágrimas.
Passou simplesmento, lento e doloroso.
Caiu a noite no dia,
no dia em que ainda dava tempo.
E os meus olhos fecharam-se,
feridos pela luz negra do vazio.

X

Os meios amores
As meias palavras
As meias verdades
Mais vale nunca terem existido

In Atavios, de Teresa Klut

5 Comments:

Blogger Lisbonne promenade said...

...
Fecho os olhos e vejo-te em outras dimensões
lá ao longe, no mundo do meu ego, íman que atrai pós, pequenas parcelas de outras passagens, recordações e marcas de argila chinesa coladas pelas chuvas e ventos do meu Inverno. Relevos que me ficam ao longo de qualquer movimento que faça, vejo, revejo-os e lembro-me
e lembro-me de novo...

11:12 AM  
Blogger mariaines said...

José vieira Mendes, achei que este blogue fosse mais interessante e que trazia novidades de cinema, cultura e outras notícias, mas afinal não passa de uma correspondência "amorosa e poética" entre a teresa e você? será que não há mais para dizer? ficamos à espera de novidades saborosas.

2:54 AM  
Blogger José Vieira Mendes said...

Mariaines
Então de regresso?Será que tem andado em mudanças e viagens tal como eu, que estive na Esquina do Mundo????Pensei que a Mariaines fazia parte desta inspiradora correspondência 'amorosa e poética'?Não quer partilhar comigo as suas 'novidades saborosas' de cinema ou cultura? Ando um pouco ocupado, mas prometo para breve novidades, périplos, poemas, não sei se serão saborosas ou não, será pois, a Mariaines a dizer-me...combinado?

8:25 AM  
Blogger José Vieira Mendes said...

This comment has been removed by the author.

8:25 AM  
Blogger mariaines said...

Combinado, fico à espera dessas novidades e de um convite para saborear....

8:59 AM  

Post a Comment

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!