‘UM LUGAR PARA VIVER’, DE SAM MENDES
A FAMÍLIA TEM SIDO, UM TEMA RECORRENTE DO REALIZADOR SAM MENDES PELO MENOS EM ‘BELEZA AMERICANA’, ‘REVOLUCIONARY ROAD’ E ‘UM CAMINHO PARA PERDIÇÃO’ — ESTE SOBRE UMA ‘FAMÍLIA MAFIOSA’ — MAS QUASE SEMPRE ESTA É RETRATADA DE UMA FORMA MUITO NEGATIVA, DEPRIMENTE E NUCLEAR. PELO CONTRÁRIO ‘UM LUGAR PARA VIVER’ É PEQUENO ROAD MOVIE, FAMILIAR, (ESTRUTURADO EM CINCO EPISÓDIOS E UM EPÍLOGO) QUE TEM UM TOM DE COMÉDIA ROMÂNTICA LIVRE, INTELIGENTE E OPTIMISTA. SEM ACTORES MUITO CONHECIDOS RECUPERA O ESPÍRITO POSITIVO DE PEQUENAS PELÍCULAS INDEPENDENTES, COMO ‘UMA FAMÍLIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS’ OU ‘JUNO’. UM JOVEM CASAL DE TRINTÕES INTERPRETADOS POR JOHN KRASINSKY (O GENRO DE MARYL STREEP EM ‘AMAR É COMPLICADO’) E MAYA RUDOLPH (UMA ACTRIZ VINDA DA TELEVISÃO E DO ‘SATURDAY NIGHT FIVE’) VÃO TER UM BÉBÉ E DECIDEM PROCURAR O MELHOR LUGAR PARA VIVEREM. PELO CAMINHO VISITAM VELHOS AMIGOS, FAMILIAS EXCÊNTRICAS E OUTRAS MAIS INSPIRADORAS DA FELICIDADE, AO MESMO TEMPO QUE PROCURAM ESSE TAL LOCAL IDEAL PARA SE ESTABELECEREM. MAS AFINAL PERCEBEM QUE SÓ PRECISAM APENAS UM DO OUTRO PARA SEREM FELIZES. UM LUGAR PARA VIVER TEM TEM TRÊS IDEIAS-CHAVE QUE UM DOS FILMES MAIS TERAPÉUTICOS E OPTIMISTAS DA TEMPORADA:
É UMA ANÁLISE SUAVE E DIRECTA DA COMPREESÍVEL INSEGURANÇA COM QUE TODOS NOS DEPARAMOS NOS DIAS DE HOJE EM RELAÇÃO AO AMOR E AFECTOS, À PATERNIDADE, AO NO NOSSO FUTURO E DOS NOSSOS FILHOS; ÀS VEZES NA VIDA É BOM DAR UMA VOLTA PARA VOLTARMOS AO MESMO SÍTIO. APESAR DE O MUNDO E A SOCIEDADE, E DOS SEUS VALORES NÃO ESTAREM À ALTURA DAS NOSSAS EXPECTATIVAS, CONTINUA A VALER A PENA SER POSITIVO, TER ESPERANÇA ACREDITAR NAS PESSOAS E NO AMOR.
A DUPLA DE ACTORES COM DESTAQUE PARA JOHN KRASINSKY CRIAM GRANDES MOMENTOS DE HUMOR NUM FILME, QUE CONSEGUE O EQUILIBRIO PERFEITO DE SER AO MESMO TEMPO SÉRIO, ALEGRE E LEVE, SEM CAIR NA PIEGUISSE OU NA LIGEIREIZA COM TRATA OS SENTIMENTOS. É UM FILME BASTANTE MUSICAL COM UMA BANDA SONORA EM QUE A MAIORIA DOS TEMAS SÃO ACÚSTICOS E COMPOSTOS PELO MÚSICO E GUITARRISTA BRITÂNICO ALEXIS MURDOCH QUE FEZ A MÚSICA DE ‘GARDEN STATE’, ‘VISTA PELA ÚLTIMA VEZ’, E DAS SÉRIES, ‘PRISON BREAK’ E ‘ANATOMIA DE GREY’. TEM AGORA UM ÁLBUM FABULOSO INTITULADO ‘ORANGE SKY’. COMO SEMPRE ACONTECE COM OS FILMES DE SAM MENDES TAMBÉM ESTE FOI MUITO APOIADO PELA CRÍTICA, MAS ACABOU POR PASSAR AO LADO DOS OSCAR. TAMBÉM NÃO DEIXA DE SER UMA IRONIA, QUE ESTE SEJA O PRIMEIRO FILME QUE O REALIZADOR ELEVA POSITIVAMENTE OS GRANDES VALORES DA FAMILIA: AMOR, PATERNIDADE, ESTABILIDADE, SEGURANÇA. UM ANO DEPOIS DE O TER TERMINADO, ANUNCIOU O SEU DIVÓRCIO DE KATE WINSLET.